A Funabem e a escrita de si: publicações institucionais e a produção do “bem-estar do menor”

Humberto Miranda

Resumo


Este artigo tem o objetivo de analisar as publicações da Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor – Funabem, buscando focar o discurso produzido sobre as crianças e adolescentes atendidas pela instituição, no decorrer da Ditadura Civil-Militar. A partir da pesquisa documental foi coletada a Revista Brasil Jovem, um periódico organizado pela Funabem e distribuído nacionalmente, com o objetivo de propagar as ações da Funabem em todo território e disseminar a ideia de “bem-estar do menor”. Desse modo, o presente trabalho pretende analisar o discurso deste periódico, buscando problematizar os conceitos de “bem-estar” e de “menor”, refletindo como tais conceitos se desdobraram nas políticas públicas de atendimento praticadas pela Funabem.

Palavras-chave


Funabem, Bem-estar, Menores

Texto completo:

PDF

Referências


BEHRING, Elaine Rossetti & BOSCHETTI, Ivanete. Política social: fundamento e história. São Paulo: Cortez, 2010.

BRASIL. Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor. Revista Brasil Jovem. Ano V, 4º trimestre. Rio de Janeiro: Funabem,1971.

BRASIL, Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor. Diretrizes e Normas para Aplicação da Política do Bem-Estar do Menor Rio de Janeiro: Coordenadoria de Comunicação Social, 1966.

BRASIL, Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor. Revista Brasil Jovem. 1979. Acervo: Fundação Arquivo Nacional.

BRASIL, Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor. Funabem. Funabem: 10 anos. Rio de Janeiro, 1978. Acervo: Fundo CBIA. Fundação Arquivo Nacional/Rio de Janeiro.

PADRÓS, Enrique Serra. Capitalismo, prosperidade e Estado de bem-estar social. In: REIS, Daniel Aarão, FERREIRA, Jorge &, ZENHA, Celeste. O século XX, o tempo crises: revoluções, fascismos e guerras. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2008.

PASSETTI, Edson. Crianças carentes e políticas públicas. In: PRIORE, Mary Del. Histórias das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2004.

RODRIGUES, Gutemberg Alexandrino. Os filhos do mundo: a face oculta da menoridade (1964 – 1979). Dissertação. Programa de Pós-Graduação em História. Universidade de São Paulo. São Paulo: 2000.

SOUZA, João Clemente de. A trajetória do menor a cidadão. São Paulo: Arte Imprensa, 2003.

VIOLANTE, Maria Lucia. O dilema do decente malandro. São Paulo: Cortez: 1982.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Leitura em Revista

Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC - Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea -
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097 - Telefone: (55 21) 3527-1960

© 2016 iiLer PUC-Rio Todos os direitos Reservados - Webmaster responsável : Viviane Moreira